Parabéns a Academia Paulista de Direito que abriu suas portas, passeou pelo bosque e presenteou o Parque Trianon com um dia de aprendizado, reflexões e bons diálogos!

A ousadia, na verdade, nos remeteu às origens do próprio termo “academia”  do grego akade, escola que antes de ser cercada por muros, era nos Jardins de Akademus, nos arredores de Atenas.

Akademus foi presenteado com uma mansão pelos irmãos Castor e Pólux pelo auxílio que dera para encontrar a irmã sequestrada, Helena. Ao morrer Akademus deixou a mansão para a cidade de Atenas, onde foi construído um jardim público, conhecido por Jardins de Akademus, local em que Platão passou a reunir pensadores que discutiam questões filosóficas.

O grupo, mais tarde, por fazer suas reuniões nos Jardins de Akademus passou a ser conhecido como Academia - Akadémeia. Ainda que fosse fechado, ou seja, exclusivo e não aberto ao público em geral, era gratuito, e há registro de ter tido duas mulheres dentre os estudantes, Asioteia de Filos e Lastênia de Mantineia.

No aniversário dos 127 do Parque Trianon a APD, a academia, de volta ao bosque, trouxe com seu lado jovem, com reflexões de temas atuais sem deixar o histórico, temas como “Direitos Humanos em transformação e afirmação” e “Ambiente e Diversidade”.

Nessa data tempo parou, em suspensão, com a presença dos pesquisadores do Núcleo de Dogmáticas dos Direitos Humanos da APD,  Matheus Pessotto, Diego Lourenco;  do Núcleo de Abordagens Contemporâneas de Direitos Humanos da APD, Barbara Barboza, Julián Ropaín;  do Núcleo Economia e Ética da APD  Antonio Grillo e Roberta de Bragança Freitas Attié;  do Núcleo Memória, Histórias e Narrativas dos Direitos Humanos da APD, Henrique Rabello, Haydée Paixão, além do Presidente da Academia, Desembargador Alfredo Attié.

A ousadia da APD neste aniversário do Parque Trianon foi mais além, pois ao contrário da tradição, abriu também suas discussões e estudos à participação do público em geral, que debateram as ideias apresentadas e surgiu uma verdadeira interação entre os acadêmicos e os participantes.

Parabéns jovens acadêmicos, parabéns Academia Paulista de Direito, parabéns Presidente Desembargador Alfredo Attié que prestigiaram o aniversário do Parque Trianon.

A comunidade da Paulista e entornos agradece a todos os participantes e aguarda novos eventos.

Fica a dica!

 

Raphaela Galletti

Liderança dos Moradores da Avenida Paulista